Rua da Mozal, 269-Matola
+258 84 072 6974
ifoptec.politecnica@gmail.com 
Entrar 
CTODH
Centro de Terapia Ocupacional Desenvolvimento de habilidades
sobre nós
Missão
Promover o desenvolvimento global de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down, através de um programa pedagógico integrado que respeita a individualidade de cada criança, estimula suas competências cognitivas, motoras, emocionais e sociais, e cria oportunidades de aprendizagem significativa. Actuamos com metodologias baseadas em evidências, reforço positivo, inclusão e ludicidade, proporcionando um espaço seguro, acolhedor e motivador, onde cada criança possa alcançar o seu máximo potencial e desenvolver autonomia para a vida diária.
Visão
Ser reconhecido como centro de excelência no desenvolvimento de habilidades funcionais e socioemocionais de crianças com necessidades especiais, tornando-se referência na promoção da inclusão e da educação de qualidade. Ambicionamos inspirar famílias, escolas e profissionais a construir uma sociedade mais justa, empática e colaborativa, garantindo que cada criança tenha voz, oportunidades e seja protagonista da própria história
Valores

• Inclusão;

• Empatia e Respeito;

• Excelência Pedagógica;

• Ludicidade e Criatividade;

• Autonomia e Protagonismo;

• Parceria com a Comunidade;

• Ética e Responsabilidade Social;

objectivos e metodologia
Objectivo Geral
Promover o desenvolvimento global de crianças com TEA e Síndrome de Down, fortalecendo suas competências cognitivas, sociais, motoras e emocionais, por meio de actividades pedagógicas adaptadas e integrativas.
Objectivos Específicos
  • Desenvolver habilidades de comunicação e linguagem funcional;
  • Estimular a socialização e a empatia;
  • Melhorar a coordenação motora fina e grossa;
  • Reforçar a autonomia nas atividades da vida diária;
  • Promover a criatividade e a expressão emocional.
Público-alvo
Crianças entre 4 e 10 anos com diagnóstico de TEA e/ou Síndrome de Down.
Metodologia
  • Aprendizagem Multissensorial;
  • Ensino Estruturado;
  • ABA leve e funcional;
  • Intervenção Lúdica;
  • Educação Inclusiva.
Matriz Pedagógica
Área de Desenvolvimento Objetivo Estratégias e Recursos
Comunicação & Linguagem Desenvolver linguagem oral, gestual e pictográfica Uso de cartões PECS, músicas, histórias visuais, dramatizações
Cognitivo Estimular atenção, memória e raciocínio lógico Jogos de pareamento, quebra-cabeças, sequência lógica
Socioemocional Promover empatia, autocontrole e interação social Jogos cooperativos, rodas de conversa, dramatização
Motor Fino Melhorar coordenação e motricidade manual Pintura, colagem, encaixe de peças
Motor Grosso Fortalecer equilíbrio e coordenação global Circuito motor, dança, bolas, corda
Autonomia Incentivar independência nas rotinas diárias Atividades de vestir-se, higiene, servir-se
Criatividade & Artes Expressar emoções por meio da arte Pintura, música, dramatização, expressão corporal

Nossa Equipa

Assmá Aridás

Coordenadora do Curso de Psicologia Clínica e Saúde no Trabalho

📞 +258 861 369 000

✉️ assmaarida0@gmail.com