sobre nós
Missão
Promover o desenvolvimento global de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de
Down, através de um programa pedagógico integrado que respeita a individualidade de cada criança,
estimula suas competências cognitivas, motoras, emocionais e sociais, e cria oportunidades de
aprendizagem significativa. Actuamos com metodologias baseadas em evidências, reforço positivo,
inclusão e ludicidade, proporcionando um espaço seguro, acolhedor e motivador, onde cada criança
possa alcançar o seu máximo potencial e desenvolver autonomia para a vida diária.
Visão
Ser reconhecido como centro de excelência no desenvolvimento de habilidades funcionais e
socioemocionais de crianças com necessidades especiais, tornando-se referência na promoção da
inclusão e da educação de qualidade. Ambicionamos inspirar famílias, escolas e profissionais a
construir uma sociedade mais justa, empática e colaborativa, garantindo que cada criança tenha voz,
oportunidades e seja protagonista da própria história
Valores
• Inclusão;
• Empatia e Respeito;
• Excelência Pedagógica;
• Ludicidade e Criatividade;
• Autonomia e Protagonismo;
• Parceria com a Comunidade;
• Ética e Responsabilidade Social;
objectivos e metodologia
Objectivo Geral
Promover o desenvolvimento global de crianças com TEA e Síndrome de Down, fortalecendo suas
competências cognitivas, sociais, motoras e emocionais, por meio de actividades pedagógicas
adaptadas e integrativas.
Objectivos Específicos
- Desenvolver habilidades de comunicação e linguagem funcional;
- Estimular a socialização e a empatia;
- Melhorar a coordenação motora fina e grossa;
- Reforçar a autonomia nas atividades da vida diária;
- Promover a criatividade e a expressão emocional.
Público-alvo
Crianças entre 4 e 10 anos com diagnóstico de TEA e/ou Síndrome de Down.
Metodologia
- Aprendizagem Multissensorial;
- Ensino Estruturado;
- ABA leve e funcional;
- Intervenção Lúdica;
- Educação Inclusiva.
Matriz Pedagógica
Área de Desenvolvimento | Objetivo | Estratégias e Recursos |
---|---|---|
Comunicação & Linguagem | Desenvolver linguagem oral, gestual e pictográfica | Uso de cartões PECS, músicas, histórias visuais, dramatizações |
Cognitivo | Estimular atenção, memória e raciocínio lógico | Jogos de pareamento, quebra-cabeças, sequência lógica |
Socioemocional | Promover empatia, autocontrole e interação social | Jogos cooperativos, rodas de conversa, dramatização |
Motor Fino | Melhorar coordenação e motricidade manual | Pintura, colagem, encaixe de peças |
Motor Grosso | Fortalecer equilíbrio e coordenação global | Circuito motor, dança, bolas, corda |
Autonomia | Incentivar independência nas rotinas diárias | Atividades de vestir-se, higiene, servir-se |
Criatividade & Artes | Expressar emoções por meio da arte | Pintura, música, dramatização, expressão corporal |
Nossa Equipa
Assmá Aridás
Coordenadora do Curso de Psicologia Clínica e Saúde no Trabalho
📞 +258 861 369 000
✉️