O/A Enfermeiro/a Geral pode desenvolver suas actividades em Hospitais de diversos níveis de complexidade e em Centros de Saúde Urbano (CSU) e Rural Tipo I (CSR Tipo I) existentes no país, prestando cuidados gerais e especializados ao utente hospitalizado ou que procura por consulta externa, salas de tratamento e bancos de socorros. Trabalha como membro de uma equipa de saúde multiprofissional, a incluir médicos, técnicos de medicina e outros técnicos de saúde
Na prestação de cuidados realiza procedimentos gerais de enfermagem, bem como procedimentos especializados, tratamentos e medidas de reabilitação, abrange inclusive a promoção da saúde, a prevenção de doenças compreendendo a educação e informação sobre os cuidados da saúde ao utente.
Também desenvolve funções nas Direcções Provinciais e Distritais, e unidades sanitárias como responsáveis pela gestão, organização e supervisão de Enfermagem, procurando garantir os recursos físicos e materiais, recursos humanos e condições gerais do funcionamento do serviço de saúde, com enfoque na garantia da qualidade e da humanização dos serviços prestados.
No âmbito de ensino, o/a Enfermeiro/a Geral desenvolve actividades de formação da sua área técnica de competência, participando na gestão pedagógica e docência nos Cursos oferecidos pelas Instituições de Formação e no acompanhamento de práticas e estágios nos seus locais de actuação. Assim também participa activamente no processo de actualização técnica das equipas de trabalho.
O/A Enfermeiro/a Geral quando colocado nas Unidades Sanitárias de menor complexidade (CSU e CSR Tipo I) realiza o diagnóstico clínico e tratamento das doenças mais frequentes do panorama epidemiológico nacional.
1. Promoção de Saúde, Prevenção das Doenças, Redução dos Danos e Reabilitação
2. Avaliação, Diagnóstico e Planificação dos Cuidados de Enfermagem
3. Implementação, Monitorização e Avaliação dos Cuidados de Enfermagem
4. Atenção Básica de Saúde
5. Gestão dos Serviços de Saúde
6. Ensino em Enfermagem
7. Papel e Responsabilidade Profissional